Friday, August 18, 2006

Noticias de edinburgh






hoje é sábado 19 e já fizemos 13 espectáculos. ainda faltam alguns. já contamos com quatro críticas muito boas em jornais e revistas da especialidade. hoje tivémos mais outra no Herald. está a correr bem o trabalho aqui. o espectáculo está de dia para dia mais consistente e melhor. o miguel criou um personagem fantástico que auxilia imenso o trabalho do Anton. a performance deles está cada dia melhor e mais apurada. acho que a repetição diária, pois só interrompemos às terças feiras, veio trazer uma qualidade ao espectáculo, que se reforça de dia para dia. é muito interessante ver esta progressão. o trabalho dos actores está cada dia que passa com mais subtilezas e não temos parádo de criar pequenas nuances que têm melhorado a representação e a profundidade dos personagens. o Anton tem tido críticas maravilhosas e sente-se no seu trabalho uma qualidade que cresce nos pequenos detalhes. um obrigado para eles os dois.

aqui dizem-nos que o que estamos a apresentar é muito experimental e que não é teatro mas sim live art; outros ficam muito impressionados com o texto e com a construção do espectáculo, dizendo que é muito inteligente e que os obriga a pensar; têm sido surpreendentes algumas das reacções do publico, com quem contactamos, pois afinal estamos num festival que se reclama de ser o fringe de um outro festival que é mais institucional, mas na realidade o fringe quer-se já tão institucional como o Festival Internacional de Edinburgo. é claro que o espectáculo que aqui trouxemos tem uma diensão de provocação que aqui se transforma emcuriosidade para alguns e numa repulsa para outros que a enunciam claramente e sem rodeios, apesar da sua natural boa educação.

no domingo passado eu e o Miguel fizemos uma instalação no Meadows parque para chamar a atenção do pessoal que encheu o parque no domingo. estiveram por ali duzentas mil pessoas e foi uma loucura ver centenas de performances e pequenos e grandes espectaculos a acontecer todos ao mesmo tempo. ficam aqui umas fotos dessa instalação. depois de tudo ter acabado e como o bruno estava preocupado que a policia ambiental aqui da cidade viesse atrás de nós por termos poluido o chão da entrada do parque estivemos todos à noite a limpar a instalação.

como sempre em portugal não querem saber de nada do que se passa connosco. temos tentado enviar informações aos jornalistas portugueses, mas até agora ninguém nos contactou. nesse aspecto é muito interessante ver a qualidade da escrita jornalistica aqui e das criticas sobre os espectaculos que aqui se passam; o sonho de qualquer jornalista é encontrar uma pérola, umespectáculo especial, num qualquer lugar escondido e promovê-lo para o mundo, levando os outros a vê-lo; nesse sentido, a genuidade da descoberta é uma das formas de atracção deste imenso festival e o peso das criticas é imenso; ter uma boa critica é muito importante; ter más críticas é devastador para a maioria dos artistas aqui presentes; e a pesar de uma certa polidez da escrita, não se pode dizer que os críticos sejam muito benvolentes, na sua maioria; este interesse é generalizado e pode-se mesmo incluir o interesse dos espectadores que escrevem com frequencia nos sites do fringe sobre os espectaculos, dando a sua opinião e procurando influenciar positiva ou negativamente os outros espectadores sobre aquilo que viram opinando sobre o que gostaram e o que odiaram;

um abraço para portugal daqui da escócia.

João Garcia Miguel

0 Comments:

Post a Comment

<< Home